sábado, 19 de março de 2011

Resenha do Blog Bla Bla Books

* Capa: ★★★☆☆
* Trama: ★★★½☆
* Narrativa: ★★★☆☆
Review
Mais uma publicação nacional resenhada aqui, Estigmas da Luz é a estréia de Liana Cupini no mundo editorial e primeiro volume da série Luz e Escuridão. O livro conta a história dos gêmeos Aurora e Tomas, bem diferentes entre si. Aurora puxou a genética indígena do pai enquanto Tomas tem os traços americanizados da mãe.
O livro já começa com ação, inserindo Aurora e Tomas no universo dos nefilins conforme eles ajudam os gêmeos a fugir da clínica onde estão sido mantidos contra a vontade. Apesar do que Tomas diz, Aurora se vê desconfiada e incapaz de se adaptar na ilha e logo uma série de informações são descobertas.
Há toda uma mitologia diferente sobre os nefilins, sobre o poder dos gêmeos, até então considerado uma doença e sobre a história do mundo em si. Embora sejam muitas informações compartilhadas simultaneamente, é possível compreender todas elas pois são apresentadas à Aurora e Tomas (e consequentemente ao leitor) no formato de aulas, afinal, essas informações são novas não apenas para nós, como para os personagens principais também.
A trama de Liana é complexa, cheia de reviravoltas, algumas das quais não me convenceram por completo pela rapidez com a qual aconteceram. A partir da metado do livro mais ou menos, mais informações são compartilhadas, deixando a história um pouco confusa e várias dúvidas no ar. Por se tratar de uma série nem todas as dúvidas são respondidas, deixando muita coisa pendente para os próximos livros responderem.
A narrativa é fácil de ler, com um vocabulário mais casual que faz o livro fluir sem se tornar maçante e mesmo quando aborda termos de história antiga ou outros assuntos mais específicos, há explicações para as citações que o leitor pode desconhecer, deixando a leitura agradável. Em algumas partes, porém, as ações acontecem tão rápido e mudam com tanta agilidade, que precisei ler alguns trechos mais vezes.
Os personagens são bem construídos em suas descrições, consegui visualizar a maioria deles tanto física quanto psicologicamente. Porém oscilações ocorreram na personalidade de Aurora que me fizeram ter raiva da personagem. A maior modificação de personalidade, porém, é a de Tomas do momento em que Aurora e Tomas se despedem no Brasil ao momento em que se reencontram novamente e colocam a conversa em dia. Senti falta de ter uma narrativa pelo ponto de vista de Tomas para saber o que motivou esse amadurecimento e quais segredos ele esconde de Aurora e espero que isso seja respondido no próximo livro.
Confesso que um dos motivos para a raiva que senti de Aurora é sua indefinição amorosa. Em um momento ela está agindo como adolescente moderna que toma o primeiro passo e no momento seguinte chorando copiosamente. Seus sentimentos por Gale e Yuki me parecem conflitantes e não bem resolvidos e espero que esse ponto seja mais trabalhado nos próximos livros, para definir a quem pertence de fato o coração de Aurora.
Uma das coisas que mais me cativou no livro foi a separação dos nefilins entre Vigilantes e Sentinelas e a forma como cada um dos grupos, ao contar a história dos nefilins, acusa o grupo oposto de estar agindo de forma errada. Essa modificação entre bem e mal dependendo do ponto de vista e da forma de criação e das crenças de cada grupo é maravilhosa, pois apesar de ser ficção, pode ser aplicada à diversos temas atuais em que há uma divisão de pensamento.
O livro é bom, tem uma trama que pode gerar conflitos interessantes e uma mitologia que deve ser abordada com maior amplitude, em especial as rixas entre Sentinelas e Vigilantes e as restrições genéticas dos nefilins, e a leitura é agradável, mas tem seus altos e baixos como qualquer romance de estréia que ainda assim não são o bastante para prejudicar a compreensão ou tirar o prazer da leitura.

Resenha do Blog It Cultura

Classificação

Estigmas da Luz é o primeiro volume de uma série que gira em torno de Aurora ou Lola – como é carinhosamente apelidada por seus amigos – e Tomas, seu irmão gêmeo. Eles são brasileiros e durante 2 anos tiveram que viver em uma clínica médica, nos Estados Unidos para, aparentemente, descobrir qual doença os aflingia.
Após um sonho estranho, sem ter conhecimento Lola é levada para outro lugar – fora da tal clínica, uma ilha – por Tomas com a ajuda de Sarah e Gale, que se dizem amigos e seus protetores contra Dr. Kuan, o médico que na verdade usava os irmãos para pesquisas de seu interesse.
A partir daí, Lola e Tom começam a descobrir coisas que eles sequer imaginavam que existiam, especialmente, que a tal doença não existia… o que acontece é que eles têm poderes e que eles estão cercados por anjos.
A menina não quer acreditar de forma alguma e não se sente bem no novo lugar; ela não consegue confiar naquela gente, em toda sua bondade e postura correta. Já o garoto está a cada dia mais próximo dos novos amigos e  já tem controle sobre seu poder. Ele  consegue transformar suas cores; cabelos, olhos e pele, apenas ao tocar alguém. Depois de muita insistência, Aurora ao tocar Tomas, tem imagens do passado dele e transforma a cor dos seus olhos, ficando igual ao do irmão. Apesar disso, ela não consegue assimilar e nem entender seus poderes.
Eles vão tentando levar a vida normal na ilha, de acordo com as regras da comunidade. Lola começa a se aproximar de Gale até que o sentimento dos dois vai transformando-se em paixão… porém, o rapaz lhe faz uma revelação: eles não podem ficar juntos. A menina fica desolada e resolver voltar para a casa dos pais, mesmo correndo riscos.
E é exatamente o que acontece: o Dr. Kuan vai atrás dela e a força a ir para sua mansão. Dessa vez, ela sofre bastante, fisica e psicologicamente. O doutor finalmente releva o que ele busca e quer de toda forma saber mais sobre os poderes da menina e não mede esforços, e tem ajuda da maquiavélica Samanta. Finalmente, quando Lola pensa que sua vida não tem mais escapatória, Yuki, filho do médico retorna à casa e devolve-a a esperança e mais descobertas, deixando-a sem saber no que acreditar. E ela resolve tomar partido de sua vida, lutando para viver e descobrir a verdade sobre tudo.
O resumo ficou enorme e não falei tudo… claro! Não posso tirar a graça da leitura. O tema anjo, apesar de batido ultimanente, aqui é tratado diferente. Não temos a imagem celestial característica nem totalmente humana. Vamos descobrindo outra visão sobre esse ser. Foi algo que me fez gostar da leitura. Tem uma narrativa leve porém em certos pontos me senti perdida, as coisas acontecem rapidamente e às vezes sem as explicações necessárias, e em outros momentos, tem uma narrativa extensa e lenta. E senti falta de mais cenas de ação.
O final é outro ponto forte, onde tudo pode surpreender. Entretanto eu mudaria a ordem das últimas páginas, literalmente falando: deixaria o surpreendente e a abertura para o livro seguinte na última, mas isso não faz perder o sentido de toda a história, não atrapalha.
E chata como sou com relação à revisão, me senti incomodada em Estigmas. Encontrei vários errinhos bobos de digitação. Faltou apenas aquele último olhar detalhista para consertar os diálogos longos, onde no segundo parágrafo existia o uso desnecessário do itálico, por exemplo. Nada que não possa ser resolvido numa próxima edição.
Eu espero ansiosa pelo próximo volume da série. Enquanto ele não sai, vou ler assim que lançado, o livro Antes Tarde Que Mais Tarde da Liana, que para quem ainda não sabe será no formato e-book e melhor: gratuito. Ela está fazendo uma enquete sobre as capas, para escolher a que mais gostamos. Vote também e participe do sorteio de um exemplar impresso.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Resenha do Blog Extensão Literária.

Resenha
Em Estigmas da Luz a escritora Liana Cupini fala sobre um tema que está em alta no momento, Anjos Caídos, porém de uma maneira diferente do que tenho visto ultimamente.
O livro tem uma história interessante. Porém não tem muita ação. Os personagens são bem apresentados, assim como os ambientes de fundo.
O que eu achei um pouco complicado, é que as coisas acontecem rápidas demais, nós não temos tempo de absorver algumas coisas na história devido à rapidez com que a narração se dá. Algumas coisas deveriam passar mais tempo sendo explicadas, não só para entendermos melhor, mas também para dar mais fluência a história.
A Escritora nos surpreende em alguns momentos mudando o rumo da história nos confundindo um pouco e nos deixando com algumas perguntas em relação aos personagens.
Esse é o primeiro livro da serie, estou muito curioso com o que a Liana está guardando para a continuação.
Boa Leitura ;D

quarta-feira, 9 de março de 2011

Entrevista do Blog Bibliomania

Quinzenalmente será convidado um autor nacional para uma entrevista. E a mesma será postada no blog.Um dos objetivos das entrevistas é conheçer um pouco mais os autores.





OLá pessoal,
Depois de algumas semanas sem entrevista no blog, posto hoje mais uma para vocês! Vamos conheçer um pouco mais de
Liana Cupini, a autora de Estigmas da Luz? Leia o post:





1-Quem é Liana Cupini?

Bom, eu sou uma moleca, então nas horas vagas, além de escrever, ler, ver filmes e séries. Eu amo fantasias, historias bem contadas, ter os amigos por perto... estar apaixonada!!!

2-O que levou você a ser escritora?
Eu sempre gostei de escrever, sempre que ficava triste mergulhava na escrita... então, um dia eu quis me esconder do mundo e comecei a escrever sobre preconceito, e acabou virando um livro. Mas não vou te dizer que escrever um livro foi algo planejado, eu estava triste e resolvi me esconder do mundo em um mundo paralelo, e aconteceu!


3- Como nasceu a saga Luz e escuridão?

Eu comecei a escrever um livro infantil sobre preconceito. Mas faltava um vilão. Ai comecei a pesquisar sobre anjos e nefilins, e criei um universo fantástico que ultrapassou o universo infantil e resultou na serie.

4- Foi difícil conseguir a publicação do primeiro livro da saga,Estigmas da Luz?

Eu sou uma autora independente, porque o mercado brasileiro para novos autores é muito difícil. Espero um dia estar em uma grande editora, mas hoje estou por conta própria.

5-Você já tem definido quantos livros a saga possuirá? A saga já está pronta ou você ainda a está escrevendo?

A saga de Aurora e Tomas e dividida em 3 livros: Estigmas, Guardiões e Reino. O primeiro livro já foi lançado, estou terminando Guardiões e deve emendar com o Reino. Mas eu já tenho a historia pronta... sei tudo o que vai acontecer e como termina!!






6-O que você diria para quem ainda não leu Estigmas da luz?
Diria que Estigmas da Luz é um livro para quem gosta de ficção e romance, mas foge a regra porque trata de assuntos complexos, como o preconceito. É um livro recheado de de passagens históricas, mitologias, lendas e fantasia. E ainda tem diversos segredos, relacionamentos complicados, romances e mal entendidos e, principalmente, seres espetaculares e inatingíveis, no caso, nefilins – filhos de anjos caídos e mortais.

7- E para quem já o leu, o que poderá esperar do segundo livro da saga?

Respostas e mais relacionamentos complicados. Guardiões, o próximo título da trilogia (que deve chegar ainda no primeiro semestre de 2011)responde a alguns mistérios do primeiro volume, principalmente em relação ao Tomas, que passou um bom tempo "sumido"... Temos alguns personagens novos, alguns personagens que não se mostraram totalmente em Estigmas... E em relação ao trio Yuki, Aurora e Gale, a única coisa que eu posso adiantar é que o Gale não desiste fácil! Ele reaparece logo nos primeiros capítulos trazendo noticias bombásticas!


8-Na sua opinião: Qual a maior dificuldade que os autores nacionais enfrentam atualmente?
A falta de espaço. É um ciclo vicioso: os leitores preferem títulos estrangeiros porque eles são mais comentados, os títulos são mais comentados porque os leitores preferem os estrangeiros. E as editoras focam nesses títulos, não deixando espaço para os nacionais. O que todos os autores nacionais enfrentam é uma resistência grande do publico que não espera encontrar um bom livro nacional. E engraçado quando eu leio "o livro é ótimo e é nacional!!". Isso não deveria ser uma surpresa!!

9- E finalizando, gostaria de dizer algo aos nossos leitores?

Eu queria agradecer o carinho de todos e dizer que SIM, temos ótimos escritores nacionais modernos. Se você que conhecer outros livros nacionais, pode visitar o blog do Selo Brasileiro http://selobrasileiro.blogspot.com e encontrar diversos títulos que comprovam isso!!




Obrigado Liana por conceder a entrevista.

Redes sociais onde é possível encontrar a autora:: blog / skoob / Facebook / myspace
/ Orkut / twitter

Entrevista do Blog A Estrela do Livro!

Liana Cupini, para quem não sabe, é a criadora do livro Estigmas da Luz, um livro que, felizmente, vem cada vez mais se destacando em blogs sobre livros.


Para prestigiar uma escritora brasileira, hoje, trago uma entrevista exclusiva com ela:

  
 1º Primeiramente obrigado pela entrevista. Quando você decidiu que iria escrever um livro?
    Nunca... foi um acidente... rs... Eu estava muito triste quando comecei a escrever Estigmas... e acabei me refugiando naquele universo. A mesma coisa aconteceu com o Antes tarde que mais tarde!, que será lançado em Março... eu estava entediada, queria um livro novo e comecei a escrever... quando vi o livro estava pronto!!



2º Estigmas da luz é o seu primeiro livro? Quanto tempo você demorou para escrevê-lo mais ou menos?
 Eu tinha o projeto do livro desde 2008, mas só comecei a escreve-lo em Junho de 2010... Não sei quanto tempo demorei... mas foram meses. Todo o livro foi minuciosamente pesquisado: locais, nomes, ritos, lendas....
                                             


3º O que te inspirou para escrever ele?
Eu queria escrever sobre preconceito... e precisava de um bom enredo. Acho importante que um livro tenho uma 
mensagem forte, e não ser apenas palavras jogadas em paginas formando estorias bonitas.


                                            
4º Qual é a maior alegria de ser autora? 
 O carinho e o reconhecimento das pessoas. É incrível quando leio uma critica positiva ou quando recebo comentários que me motivam a continuar nesta luta, porque ser um autor brasileiro é uma luta. Rs. É descobrir um novo mundo e novos amigos, o que fiz com o Selo Brasileiro, e tentarmos juntos melhorar o mercado brasileiro para obras nacionais. É muito bom ser escritora!!


5º O que as pessoas que convivem com você acharam de você escrever um livro? 
É engraçado... quando eu falei que tinha escrito uma comédia (depois a minha amiga Carol Estrella me explicou que era chick-lit) meus amigos ficavam brincando "ela copiou de algum lugar" ou "Fui eu quem escreveu e ela esta querendo levar o crédito". Eu não falo para as pessoas "estou escrevendo", eu escrevo e aviso quando ele fica pronto.



 6º Estigmas da luz faz parte de uma série? Se sim, os outros livros da série já estão prontos?
A historia da série esta pronta. Eu sei tudo o que vai acontecer, tanto em Guardiões (que eu logo finalizo), quanto em O Reino. Mas eu não quero escrever tudo e esperar, porque eu estou começando e todo feedback é importante. Eu gosto de escrever e esperar para ver no que eu posso melhorar numa próxima obra. 


 7º Qual é a coisa que mais lhe deixa triste como autora?
É saber que as pessoas, num modo geral, dão preferências a obras estrangerias. Se ninguém ouvisse as bandas nacionais (desde Hori, passando por Pitty e indo até MPB, como Maria Gadu) ninguém poderia sonhar em ter sua própria banda, em ser músico. A mesma coisa acontece na literatura: eu vejo um movimento de Blogs e pessoas interessadas, mas que não valorizam nossa literatura contemporania, que acreditam que autor brasileiro é Machado de Assis (e só). E se algum dia essa pessoa sonhar em ser escritor, vai sentir o que sentimos hoje. Existe sim novos autores brasileiros com talento, basta as pessoas darem uma chance para as obras e descobriram isso. E é por isso que meu novo livro vai ser lançado em eBook gratuito, para tentar mudar um pouco esse tabu!!


 



Muito obrigado Liana, muito sucesso para você!

Quem quiser saber mais sobre ela, pode dar uma passada em seu blog:  http://livrosluzeescuridao.blogspot.com/

domingo, 6 de março de 2011

Interrogatório do Estante Brasil


1)      O que te levou a começar a escrever? Quem foi sua inspiração? De onde tira as ideias para criar a trama de seus livros? Algum personagem das suas histórias foi baseado em alguém da vida real?
Nossa! Me perdi… eu sou um acidente… nada planejado. Rs!! Eu escrevo quando estou triste (e quando estou feliz, irritada, etc!!). Um dia me senti muito discriminada e resolvi retormar um conto que estava escrevendo sobre preconceito. E quando vi já era um livro. O livro é um conjunto de pessoas que conheço e situações que vivi misturados com minha imaginação fértil… rs!!

2)      Você tem muitos fãs? O que acontece quando encontra algum deles na rua? O que falam sobre seus livros?
Estou começando agora, mas já tenho alguns!! É maravilhoso o carinho que recebemos!!!

3)      Você tem alguma mania louca de escritor? Alguma coisa que faça antes, durante, ou depois do momento que está escrevendo?
Falar sozinha (ou com a historia) é mania louca?? Eu falo o tempo todo, discuto com o computador… quem esta perto jura que tem mais alguém na sala (mistério… rs!).

4)      Quais eram seus autores preferidos na infância? E os atuais? O Que acha da nova geração de autores brasileiros?
Na infancia eu amava Ruth Rocha! Atualmente eu gosto de tanta coisa… eu gosto de comédias como as da Marian Keys, que é a mesma linha da Carol Estrella. Serio… eu leio tudo, até bula de remédio… vai ser uma lista grande…
Dos novos autores brasileiros eu tenho tido gratas surpresas como o Fabian Balbinot, o Fabio Guolo e meu querido Allan Pitz… A Ana Paula Bergamasco… outra lista enorme… o talento dos novos autores ultrapassa o preconceito que temos com livros nacionais! Eles provam que temos livros tão bons ou melhores que os estrangeiros!!!!

5)      Os ambientes onde se desenrola a história seu livro são imaginados ou você já esteve realmente neles?
Alguns eu já estive, como Canadá, NY e várias prais lindas do nosso país… outros surgiram da minha imaginação e muita, mas muita pesquisa!

6)      Faça uma breve autobiografia sua. Desde a infância até agora. Se você se casou, teve filhos. Se houve algum acontecimento marcante.
Adoro as perguntas, porque não são nada comprometedoras. Rs. Eu sempre amei escrever. Estudei no Anglo de Sorocaba e por lá já ganhei prêmeos de redação… sou formada em Comunicação Social, estudei também Comex e fiz MBA em RH (ainda falta a monografia, mas um dia eu faço… rs). Falo inglês fluente… adoro dar aula de inglês porque é uma coisa que me faz super bem… já tive empregos chatos e massantes e hoje tento ser feliz. E a ultima parte vale para meu lado sentimental, que é enrolado, mas feliz… rs!!

7)      Pretende continuar a escrever? Já tem algum lançamento previsto para este ano?
Sim… sempre!! Esse ano eu lanço Guardiões e Reino, da serie luz e escuridão… e quem sabe não me aventure para comédias romanticas??

8)      Qual sua comida predileta? Por quê?
Eu não tenho uma… mas algumas: japonesa e pizza!! Mas ai é pecado da gula… porque eu como até passar mal… No mais, comer esta entre minhas coisas preferidas… e o mais engraçado: eu amo minha comida!! Adoro cozinhar (detesto lavar louça) e amo meu tempero…

9)      Você já recebeu alguma crítica sobre algum de seus livros que te deu vontade de parar de escrever? Uma crítica muito ruim? Quem foi o autor dela?
Já recebi uma critica que achei maldosa… mas não me deu vontade de parar de escrever… cada um tem direito a sua opinião… eu acho!!

10)  Deixe uma mensagem para seus leitores, fãs e também para os novos autores que estão chegando.
Novos conceitos são ótimos… e poder estar mais perto dos seus autores é uma experiência unica! Então, dê uma chance aos autores nacionais e se surpreenda!!!

quinta-feira, 3 de março de 2011

Resenha do Blog Universo Literário!

Difícil fazer a resenha sem revelar certas coisas... mas vamos tentar.
Bem, a história começa com Aurora sendo levada por Tomas da clínica. Quando ela acorda, percebe que está numa ilha desconhecida, rodadeada de pessoas estranhas. Ao questionar o irmão, este lhe responde que eles nunca estiveram doentes, que apenas têm dons diferentes e que, ao invés de tratá-los, o médico da clínica estava, na verdade, estudando-os.
Aurora não quer acreditar no irmão e insiste em voltar para a casa. Assim, permitem que ela volte e que faça sua escolha. Ambos os irmãos foram acompanhados por alguns dos habitantes dessa ilha.
No Brasil, todos seguem para a aldeia onde moram os avós paternos de Aurora e Tomas, pois seu pai é descendente de índios. Haveria uma cerimônia importante e todos queriam estar presentes.
Ao ver os novos amigos dos netos, a avó de Aurora lhe conta que já sabia que eles viriam e que há muito esperava pelo “povo do céu”.
O “povo do céu”, na verdade, são os anjos. Aurora se vê em meio a lendas e mais lendas, contadas tanto por sua avó como pelos habitantes daquela ilha estranha, e não sabe em quê acreditar. Tomas, por sua vez, está completamente familiarizado com os novos amigos e vai voltar para a ilha junto com eles.
Ao voltarem para casa, Aurora é obrigada a voltar para a clínica pelo Dr. Kuan, que ameaça ferir sua família. Assim, para proteger os seus, ela vai com ele. Porém, já na clínica, ela passa a acreditar no médico e acha que ele sim é o mocinho da história e que seu irmão está em perigo com o povo da ilha, que se intitulam Os Sentinelas.
Afinal de contas, quem está com a razão? Aurora, acreditando no Dr. Kuan, ou Tomas, tomando partido dos Sentinelas? Quem são os maus nessa história?
Mistérios, romance, anjos e reviravoltas estão presentes nesse livro bem escrito e de uma trama bem diferente das que estamos acostumados a ler.
E, claro, o final nos deixa com um gostinho de quero mais, uma vez que nos deixa com um mistério no ar, que só será revelado no livro seguinte, eu espero. Porque sim, Estigmas da Luz é o primeiro livro de uma série, chamada Luz e Escuridão. :)


Gostei da novidade.
Liana Cupini está de parabéns pela criatividade!

Blog da autora e do livro: Estigmas da Luz.