sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Entrevista do Blog Minha Estante!!

Hoje o blog Minha Estante vai entrevistar a autora Liana Cupini, que lançou recentemente o livro ‘Estigmas da Luz’. Na entrevista a autora falou um pouco sobre suas inspirações, seu livro e suas próximas publicações. Quer conhecer um pouco mais sobre ela? Então leia a entrevista! :D

1. Para começar vamos conhecer um pouco mais sobre você. Então aí vai pergunta clássica: quem é Liana Cupini?
Eu sou uma menina moleca, meio Peter Pan, que não deseja crescer, e quer viver para sempre na Terra do Nunca. Eu amo fantasias, historias bem contadas, ter os amigos por perto... estar apaixonada!!! Enfim... começamos com uma pergunta difícil... rs!

2. O que levou você a ser escritora?
Eu sempre gostei de escrever, mas sou de uma geração que é anterior aos blogs. Na minha época tínhamos o habito de enviar cartas quilométricas para as amigas mais intimas: você estudava com a pessoa, mas todo dia, quando chegava em casa escrevia uma carta imensa e enfeitada contando bobagens. Tenho até hoje várias caixas de cartas guardadas... Mas não vou te dizer que escrever um livro foi algo planejado, eu estava triste e resolvi me esconder do mundo em um mundo paralelo, e aconteceu!

3. De onde surgiu a ideia de Estigmas da Luz? Você teve alguma inspiração?
Eu sempre repito a mesma coisa: comecei a escrever sobre preconceito, por que é uma coisa que me incomoda, que mexe comigo... Claro que eu fui influenciada por inúmeras coisas: livros, filmes e histórias. Todos nós somos, mas nada em que eu tenha me baseado para escrever. Apenas quando pesquisei sobre nefilins eu li muito o Livro de Enoque, que é um livro Apócrifo. 

4. Quanto tempo demorou para escrever seu livro e como foi processo de publicação?
Eu não sei exatamente quanto tempo eu levei para escrever o livro, pois comecei com uma ideia para livro infantil e apenas esse ano ele se transformou em um livro juvenil adulto. O processo de publicações para autores brasileiros é muito complicado: eu sou uma autora independente, como a maioria dos novos autores brasileiros. 

5. Estigmas da Luz é o primeiro livro da série Luz & E Escuridão, certo? Serão quantos livros ao todo? Você já pode nos adiantar alguma coisinha sobre o próximo?
Inicialmente serão três livros ao todo da série Luz e Escuridão: Estigmas da Luz, Guardiões (que sai ainda no primeiro semestre de 2011) e O Reino da Escuridão (que fecha a trilogia). O que eu posso adiantar é, como o próprio titulo já sugere, traz os guardiões da porta, mas traz também alguns assuntos que não foram bem explicados no primeiro livro... ;o)

6. Você pretende um dia viver só da escrita?
Claro que eu sonho em um dia poder viver apenas fazendo o que eu amo: escrever! Às vezes não é possível, mas tento conciliar.

7. Tem algum autor que você admira muito? Por quê?
Eu admiro demais os autores independentes brasileiros como o Fabian Balbinot, a Ana Paula Bergamasco, o Allan Pitz, o Darlan Soares, entre muitos outros autores (e amigos que vão me matar por ter esquecido), pois não são todos que tem a fibra de persistir em seus sonhos.

8. Você acha que a internet e os blogs têm um papel importante na divulgação dos livros nacionais?
Eu acredito que os blogs são formadores de opinião e que ajudam a divulgar o nosso trabalho. Sei que ainda existe muito receio no publico geral de comprar livros brasileiros, mas com o tempo e com o trabalho sério de resenha dos blogs eles vão poder avaliar melhor!

9. Você gostaria de deixa alguma mensagem final para os leitores do blog?
Eu quero agradecer o carinho que venho recebendo de todos. Não há nada mais prazeroso do que sermos reconhecidos pelo nosso trabalho. Sei que ainda tenho um longo caminho para trilhar, mas cada reconhecimento me faz ter vontade de continuar.

Um comentário:

  1. Liana, a entrevista ficou ótima, parabéns!
    Meu kit chegou ontem e eu amei!
    E minha mãe já está doida pra ler o livro... até já começou ontem mesmo. Agora vou ter q esperar ela terminar pra eu poder ler, acredita? rsrsrs

    Beijos, muito obrigada e muito sucesso pra vc!

    ResponderExcluir