sexta-feira, 23 de março de 2012

A Educação no Brasil


É dever do Estado oferecer à população educação, mesmo que a educação pública não esteja ainda dentro dos padrões mínimos de qualidade. E é responsabilidade dos governos Federal, Estadual e Municipal proporcionar desde creches à educação profissionalizantes; e a Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional (LDB) em parceria com tem como objetivo estabelecer regras e normas para o bom funcionamento do sistema educacional.
A primeira etapa da educação, ou educação infantil, é voltada para crianças de zero a cinco anos e tem como finalidade formar os aspectos físico, intelectual, psíquico e social da criança. Ela é fundamental para um bom desenvolvimento escolar, pois trabalhará os primeiros anos de aprendizado e ajudará na socialização e desenvolvimento de habilidades, fatores fundamentais para um melhores resultados na segunda etapa de ensino, o ensino fundamental.
O ensino fundamental passou recentemente por uma mudança, incluindo o ingresso de crianças de seis anos e passando a ter nove anos de duração. A medida que deveria ser adotada até 2010 por todas as escolas tem como objetivo assegurar a todas as crianças um tempo maior de convívio escolar, maiores oportunidades de aprender e, com isso, uma aprendizagem com mais qualidade. É nessa etapa que são apresentadas as noções básicas de cidadania, atitudes e valores. Também começa o ensino de conteúdos específicos.
A última etapa de educação, o ensino médio, apresenta em três anos a consolidação de conhecimentos, o aperfeiçoamento pessoal e o preparo para o ingresso na vida profissional. Algumas instituições oferecem juntamente com o ensino médio, o ensino profissionalizante. Mas, de forma geral, é nesta etapa que o jovem é lapidado para ser capaz de desenvolver uma carreira solida.
O sistema educacional como um todo deve oferecer as ferramentas para um aprendizado de qualidade, abranger os processos formativos e gerar cidadãos conscientes e preparados para um mundo globalizado e um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário